terça-feira, 19 de maio de 2009

Análise da Missão de Jesus



Espero que seja algo edificante...

Análise da Missão de Jesus

“Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar. Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus. E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homens estão perdoados os teus pecados. E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração? Qual é mais fácil, dizer: Estão perdoados os teus pecados ou: Levanta-te e anda? Mas, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa. Imediatamente, se levantou diante deles e, tomando o leito em que permanecera deitado, voltou para casa, glorificando a Deus. Todos ficaram atônitos, davam glória a Deus e, possuídos de temor, diziam: Hoje, vimos prodígios." (Lucas 5:17-26)

Ao fazer uma análise da missão de Jesus em qualquer determinado texto, deve-se buscar luz em sua citação do profeta Isaías:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4:18, 19)

Após sua citação, Jesus imediatamente se revelou como sendo o protagonista destas palavras, declarando de forma explícita o que havia vindo fazer entre os homens. Ele revelou também o que lhe dava autoridade e poder, e o que fazia dele o Ungido/Messias - o Espírito do Senhor que estava sobre ele. E em síntese, revelou que sua missão era fazer o amor de Deus conhecido pela oprimida humanidade.

Ao final de Lc 5:17, o autor inspirado não deixou de expor que "o poder do Senhor estava com ele para curar", fazendo-nos entender que o poder de cura vinha de fora para dentro do homem Jesus. Esse poder, obviamente, estava relacionado à manifestação plena do Espírito do Senhor sobre sua vida.

Jesus então, no poder do Espírito Santo e cheio da compaixão de Deus, ao ver a fé daqueles homens, incluindo a do paralítico, disse a ele algo inusitado, que os seus pecados estavam perdoados. E foi nesse momento que Jesus chocou muitos ouvintes, da mesma maneira como ele havia chocado outros ao dizer que sua citação do profeta Isaías falava dele mesmo. Pois, para os judeus, declarar o perdão dos pecados era uma prerrogativa divina. "Quem pode perdoar pecados, senão Deus?", foi a resposta dos escribas e fariseus presentes à declaração de Jesus.

No conceito judaico-religioso de pecado e punição, algumas doenças eram consideradas conseqüências punitivas de pecados cometidos, e dentre outras, a paralisia era uma delas. O judeu cria que se alguém era cego, surdo, mudo, leproso, paralítico e etc, esse alguém estava pagando por algum delito cometido. Criam assim os mestres da Lei, os escribas e fariseus e, portanto, cria assim o povo.

Somente o Ungido, somente o Messias teria a autoridade de apregoar o ano aceitável do Senhor. Se a autenticidade do Messias não fosse provada, sua mensagem seria colocada em descrédito, e para tal, Jesus realizou algo tão extraordinário quanto sua declaração de perdão, ele curou o paralítico. E mais do que isto, conhecendo o contexto judaico-religioso, uma vez que a doença é relacionada ao pecado, quando Jesus curou o paralítico, ele de fato provou não apenas o seu caráter messiânico, mas provou que, de fato, os pecados haviam sido perdoados.

Ao perdoar o paralítico, Jesus eliminou todo o peso de culpa em seu coração e negou qualquer afirmação que dizia que Deus não o amava. Jesus tratou de curar primeiro a alma, para depois curar o corpo e, ao curar o corpo, provou de forma visível aquilo que era invisível, o perdão dos pecados.

O texto finaliza testemunhando a glorificação do Senhor pelo povo. Apesar de sua missão ter sido específica, fica muito clara a existência de uma missão maior por detrás de toda ação de Jesus - amar ao Pai, fazendo-O glorificado entre os homens.

Façamos o mesmo...






Pastor Juliano Son
Ministério Livres Para Adorar
Para que Outros Possom Viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário